Graduanda em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Contexto Histórico de Baixa Grande-BA






Baixa Grande é um município Brasileiro do estado da Bahia. Sua população é estimada em 21.186 habitantes, segundo último censo demográfico. Localizada a 252 km da capital baiana no piemonte da Chapada Diamantina, pertence à baía do Jacuípe e tem como principal acesso a BA-052. 

Baixa Grade possui uma área de 1076km², com altitude de 368,8925m acima do nível do mar. Constitui-se por terrenos férteis. De matas, e, em especial, caatingas, e clima semi-árido. Sua topografia é plana no sul e sudoeste  e ligeiramente acidentado no norte e nordeste, possuindo uma posição astronômica de 11º 57’ 40” de latitude sul 40º 10’ 13” de longitude acidental.
Em relação à mineração, encontra-se em suas terras areia, pedra para construção e cristal de rocha. E possui uma hidrografia formada por rios intermitentes – Cairú, Jundiá, Paulista e Congonhas.

Baixa grande está situado na zona fisiográfica da Encosta da Chapada Diamantina, no Centro-Norte Baiano, na Microrregião de Itaberaba, e, portanto, está incluído no “Polígono das Secas”. Faz limites com o município de Mairi, ao norte; Macajuba, ao Sul; Ipirá, a leste; Mundo Novo, a oeste e o município de Pintadas a nordeste.
A sede municipal, além de estar ligado à BA 052, sua principal rodovia, tem via de acesso também à BR 407, ligando Capim Grosso ao Zuca (povoado de Boa Vista do Tupim).
Aquele mesmo transeunte avista o pequeno espaço urbano olhando à direita, para baixo, ao chegar no limite km 140 dessa rodovia estadual, BA 052, a cidade situa-se entre colinas. Seu toponômio é de origem do aspecto do local, baixo, porém, grande.Conta a tradição que o povoamento da atual cidade de Baixa grande teve início nas terras da fazenda “Cais”, propriedade de Ana Ribeiro Soares (Donona), viúva de José Ribeiro Soares, e deste consórcio (1816) vieram-lhe dez filhos.
Seu filho mais velho, o Maniel Ribeiro Soares, que se tornara Coronel da Guarda nacional, homem intelectual e político de renome, residente na vila de Santana do camisão (hoje Ipirá), mais tarde, foi o fundador de Baixa Grande (1860) ao construir naquela baixa uma capela atendendo a um pedido da sua genitora, No ano de 1872 pela Lei Provincial nº. 1195 o Arraial de Baixa Grande foi elevado a Freguesia consagrada a Nossa Senhora da Conceição.
O Município e a Vila de Baixa Grande foram criados pela resolução Provincial nº. 12.0502 em 17/07/1885 assinada pelo Presidente Dr. JOSÉ LUIZ DE ALMEIDA COUTO e também desmembrado do Município de Santana do Camisão.


Abaixo, procurei trazer os fatos que trazem e marcaram o inicio da história dessa linda cidade:


  • No ano de 1906 por perseguição política do Senador Abraão Cotrim, o Município de Baixa Grande foi suspenso de sua sede, transferida para o Povoado de Santa Luzia do Lajedo (atual Macajuba) com o nome de Vila de Capivari.
  • Em 1910 restaurou-se o Município de Baixa Grande, desanexando o seu território do de Capivari. A medida teve lugar devido à veemência com que os habitantes pugnaram pela integração dos seus direitos Políticos.
  • Em 1912 Baixa Grande volta a distrito único. Nesse mesmo ano aconteceu a primeira eleição no Município tendo sido eleito o Sr. VICTOR CARNEIRO DA SILVA, que governou de 1912 a 1916.
  • Em 1931, foi extinto novamente o Município de Baixa Grande incorporando ao território de Monte Alegre (Mairí), onde foi criada a Sub-Prefeitura de Baixa grande, até 1933. Nesse mesmo ano o Município foi desmembrado do de Monte Alegre (Mairí), e restaurado o Distrito Único, quando BIANOR PAMPONET SUZART foi eleito Prefeito, não vencendo o pleito devido à implantação do Regime Ditatorial de 1937, no Governo do Presidente GETÚLIO VARGAS.
  • Por força da Lei nº. 628 de 30/12/1953, o Município de Baixa grande é Constituído pelo distrito de Baixa Grande.