Graduanda em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Entrevistando minha Avó

1 Como era o seu cotidiano na época em que vivia em Baixa Grande? Trabalhava?
Estudava e ajudava nos serviços de casa. Não trabalhava.
Minha familia trabalhava com pequeno comércio, vendas.

2 Por qual motivo se mudou para Salvador?
Vim com minha irmã, para acompanhar meu marido(meu avô), ele veio para trabalhar com artesanato em Mar Grande. 

3 Quando chegou em Salvador, quais dificuldades encontrou?
Ao chegar em salvador em 1970 minha avó conta que foram morar em um quartinho de aluguel, com o marido e a irmã dela, onde cozinhavam a lenha. Meu avô veio para Salvador para trabalhar em Mar Grande com artesanato, pois nessa epoca o trabalho com artesanato e manufaturas era relativamente maiores.



4 Como era a cidade de Salvador quando você chegou aqui?

A cidade de Salvador não se diferenciava muito de um interior, pois era cheia de mato e com casas bem longes uma das outras. O meio de transporte utilizado era as combis e o trem. No começo dos anos 70 ao fim de vários anos de reivindicações dos dirigentes políticos locais, a Bahia teve por definitiva a deliberação do governo federal de instalar, nas proximidades de salvador, o segundo complexo petroquímico Brasileiro. Salvador contava com apenas 78% de assalariados, e desses 24%, não tinham suas carteiras do trabalho assinadas. O subemprego aparecia ainda em taxas como 12% das pessoas ocupadas trabalhando menos de 40 horas por semana e 24% não contribuindo para o sistema de previdência social.

Foi de fundamental importância  e muito significativo para mim a construção do Blog com a história de vida da minha Avó. Recuperar memórias esquecidas por ela, para serem restauradas e compartilhadas. Saber um pouco da história de toda a minha família. Foi para mim muito interessante, construtivo, significativo e prazeroso.