Graduanda em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil

domingo, 16 de novembro de 2014

Um pouco sobre a Geologia de Baixa Grande - MINERAÇÃO




O Município de Baixa Grande é constituído essencialmente de rochas cristalinas pertencentes aos complexos Caraíba, Tanque Novo-Ipirá, Mairi e Saúde, além da Suíte São José do Jacuípe. Destacam-se ainda os granitóides e corpos máficos ultramáficos. 

Na porção oriental destacam-se as rochas do Complexo caraiba, Tanque Novo-Ipirá e Suíte São José do Jacuípe, esta última ocorrendo em faixas estreitas e alongadas segundo a direção nordeste-sudoeste. Destaca-se ainda a presença de corpo máfico-ultramáfico diferenciado localizado na porção sudeste do município.

A exploração do diamante, pedra em no século XVIII, o Brasil se tornou um grande produtor, tendo o monopólio de sua produção. Em 1729 foi quando encontraram as primeiras pedras de diamante. O governo português acabou se tornado ainda mais exigente, começou a demarcar cuidadosamente o território da atividade, esse território que hoje rodeia Diamantina. 

Antes da descoberta do diamante, não vivia muita gente eram cerca de 5 00 habitantes, mas em 1733, estima-se que cerca de 40 000 pessoas já garimpavam em Distrito Diamantino, como era chamado na época. Mas em 1832 foi decretada a liberdade de exploração.


A mineração foi muito importante para o desenvolvimento do país, e teve com ela muitas conseqüências, como por exemplo na colônia, que conseguíamos ver na vida política, econômica e administrativa. No século XVIII ouve uma exploração populacional onde conseguiram ultrapassar a margem de mais de um milhão de habitantes. Em 1763 foi transferida a capital de Salvador para o Rio de Janeiro, com ordens do Marquês de Pombal. A mineração regularizou o desenvolvimento do comércio, juntamente com a urbanização.O que ajudou com a anulação da demarcação feita pelo Tratado de Tordesilhas, foi a corrida do ouro, quando no interior do Brasil começou a haver povoamento.

A cultura minera tem uma grande influência, para o Brasil. Nas formas esculturais temos Aleijadinho, um dos importantes nomes do barroco mineiro, na litura os poetas Árcades como Tomé Antonio Gonzaga e Claudio Manuel da Costa. Em meados do século XVIII, alguns artistas barrocos já se destacavam, como Lobo de Mesquita, músicas sacro-barroca que eram ouvidas em missas lideradas pelo padre José Maurício Nunes Mesquita. Já no século XIX um dos compositores mais famosos e de forte influencia se destaca, como: Ary Barroso, assim também os ritmos como: Samba, chorinho e as marchinhas.

12 comentários:

  1. Oi, Jaqueline
    Nunca tinha ouvido falar da cidade de Baixa Grande, por sinal muito bonita a cidade de sua avó, e ainda por cima rica em minerais.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Jaque!Baixa Grande mostrando sua importância comercial para o desenvolvimento do país!Bateu até uma vontade de conhecer o lugar.

    ResponderExcluir
  3. Patricia realmente, não sabia da importancia comercial do minério nesta região.
    O mais interessante para mim foram os impactos causados pela mesma.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar em Baixa Grande ,mas não sabia da importância da cidade,muito bom esse blog.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar em Baixa Grande, seu blog teve grande importância para mostrar que mesmo sendo uma região pequena tem uma grande relevância para o país.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas, que bom que vocês conheceram agora a linda cidade Baixa Grande, através do meu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Realmente é uma região muito rica. Embora ainda não tenha visitado, uma amiga já me mostrou uma pedraria dessa região, deu até vontade de ir!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que vou me mudar pra Baica Grande, to precisando ficar rica, que nem a cidade! Parabéns Jaque! Muito bom o conteúdo do seu blog!

    ResponderExcluir
  9. Deve ser um ótimo lugar para se visitar! Gostei muito da riqueza de detalhes que você trouxe. Um dos principais lugares que serviram para a mineração, e das personalidades que moraram lá!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Jaque ! Muito boa a ideia de escrever sobre Baixa Grande , a história de lá é incrível !

    Blog nota 1000 !

    ResponderExcluir